"(...) a compulsão de remar contra a maré: quanto mais a tecnologia se impõe, mais rédea eu vou dando pro meu gosto de fazer à mão." (Lygia Bojunga Nunes - Feito à Mão)

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Agasalhos de lã feitos por minha mãe

O mês de maio no Centro-Oeste começa a se despedir do "calorão" que faz o ano inteiro e vai, aos poucos, dando lugar ao frio... E o frio castiga muito nossa gente acostumada às altas temperaturas. E por isso compartilho contigo graciosos agasalhos em lã que minha mãe fazia. Tão cuidadosa com os filhos ela foi! Adorava confeccionar agasalhos. E os fazia com carinho e capricho, tanto de crochê quanto de tricô, pois amava artesanato. 

Em minha adolescência ela fez um casaco branco de tricô, com o ponto folha. Ficou maravilhoso. Não está tão branquinho como novo, pois já tem mais de vinte anos. Mas veja o quanto ficou bonito:

Casaco branco de tricô - ponto folha - feito por minha mãe

Veja mais pertinho os detalhes do ponto principal:

Detalhe: pontos folha e pipoca
Há um outro agasalho que ela fez: esse tem um ponto bem interessante. Me lembro que ela começou pela diagonal e foi aumentando os pontos... É um casaco cinza, fechado, com decote "V". Observe:

Casaco cinza iniciado na diagonal feito por minha mãe
 Repare o detalhe:

Detalhe: início do ponto na diagonal

Encontrei nos "guardados" dela peças feitas quando eu ainda estava na infância nos fins da década de 70...  Há quase quarenta anos atrás... Ops!!!... rs... Quase revelo minha idade... Então, perceba o quanto ela era  zelosa.

Ela guardou, eu encontrei e não tive coragem de me desfazer dele, mesmo estando tão surrado, cheio de bolinhas,... Talvez porque esteja tão impregnado de bons sentimentos... Ela me disse certa vez que o fez com sobras de lã que ganhou de uma amiga. O ponto usado é meia.

Casaquinho listrado de tricô feito por minha mãe
Já este, também encontrado nos "guardados" de minha mãe, é de quando eu era bebê. Não tenho certeza se foi confeccionado por ela ou por uma tia, mas o fato é que é lindo! Foi guardado esses anos todos e acho justo que esteja aqui entre tantos objetos de valor sentimental:

 
Casaquinho rosa de crochê
Quem não conhece minha história, mas sabe que sou artesã me pergunta de onde surgiu tanto amor pelo artesanato... A resposta está aí: desde a mais tenra idade sou agasalhada por ele e assim continuo a caminhada tendo o artesanato como companheiro. E herdei esse amor e não havia como não gostar. 

Fico por aqui cheia de saudades...

Um comentário:

Por favor, deixe seu comentário e sugestões.
Desde já agradeço.