"(...) a compulsão de remar contra a maré: quanto mais a tecnologia se impõe, mais rédea eu vou dando pro meu gosto de fazer à mão." (Lygia Bojunga Nunes - Feito à Mão)

domingo, 27 de maio de 2012

Panos de prato: estão virando uma paixão!

Acho que estou apaixonada pelos panos de prato. São práticos e versáteis: dá para enxugar, cobrir, enfeitar... Enfim, são como "bombril": têm mil e uma utilidades!
E agora que estou aprendendo a pintar, é só ver um risco novo numa revista, que quero reproduzi-lo.
Neste fim de semana iniciei a obra.
Hoje finalizei dois paninhos de prato.
Ah... e com a ajudinha dos pincéis Condor, tudo fica muito mais bonito.
Veja só no que deu!

Mamãe galinha e filhotes
Galinha Apaixonada





sexta-feira, 25 de maio de 2012

"Inspirações da Semana" no Blog da Pintura Condor


Uma ótima notícia: a camiseta da Bonequinha Saudade que pintei na semana passada é destaque no Blog da Pintura Condor e estou concorrendo a um kit de pincéis. Torçam comigo.
              

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Vida de iniciante

Como o título diz, dá pra imaginar, não é? São meus primeiros passos tanto em pintura tela quanto em tecido.

Conto com os ensinamentos de um grande mestre em pintura da região - o artista plástico Silas Marques, bem como  dos bate-papos pra lá de instrutivos com os meus colegas de curso, como a Isa Helena (uma artista supercriativa e que em breve estará com um blog), a Lena (outra artista e artesã que é só coração), a Flávia  (exímia artesã e artista plástica) e o Carlos Eduardo (um lindo garotinho que também curte pintura e que já é  um grande artista) e além disso me valho dos ensinamentos obtidos por revistas, programas de TV e da Internet.

A imagem abaixo exemplifica bem isso. Estou pintando a tela Tucanos, que assim que finalizar,  registro a imagem e posto lá na aba Pintura em Tela.

Estávamos todos lá no ateliê e de repente a coleguinha Flávia, do blog Coisinhas da tia Flávia, num momento de descontração, se pôs a fotografar todo mundo e veja só no que deu: "nem tive a oportunidade de retocar a maquiagem e passar perfume!"... rsrsrs...



terça-feira, 22 de maio de 2012

De onde venho e para onde vou

O primeiro e grande exemplo em minha vida e, sem dúvida, o mais importante foi a minha mãe, que mesmo sem meios, sem estudo, sem técnica... sempre buscou conhecimento. Qualquer que fosse o assunto que ela se interessasse, ela não se contentava com pouco: estava sempre a procura de mais. Quando ela conhecia alguém que pintava ou quando entrava em contato com o trabalho de alguém e gostava, ela  buscava aprender e então se dedicava muito aquilo. E não media esforços, comprava seu material de trabalho, era extremamente cuidadosa, conservava tudo organizado e sobretudo asseado. Ela foi sempre um grande exemplo que busco seguir.

Meu pai foi um grande homem. Sujeito honesto e honrado. Bom pai e bom amigo. Sempre incentivou e apoiou minha mãe em suas investidas e era admirador de seu trabalho. Sentava-se por perto quando ela estava a trabalhar em seus bordados, pinturas, crochês, etc, dava alguns palpites, mas dizia que não tinha destes dons e que ela que era a 'artista da casa'. Era um homem de estatura alta (aproximadamente 1,90m de altura) e forte. Passou a vida realizando trabalhos braçais, na lida diária com o gado, no plantio, construindo cercas, entre outras coisas, mas havia lá dentro do seu coração muita doçura e bondade, o que poucas pessoas puderam perceber.

Então foi centrada nestas duas figuras que cresci e herdei muito de suas personalidades: o temperamento, a lealdade e, principalmente o amor a arte e ao artesanato. Cresci vendo e ajudando minha mãe em seus labores. Hoje reproduzo esse costume. E como ela, não páro de aprender, estou sempre em busca de mais conhecimento. E prova disso são a minha Faculdade de Artes Visuais e o curso de Pintura em Tecido e Tela que faço no Ateliê do Silas Marques.

Um grande artista que cito, na página inicial do blog, Iberê Camargo, diz: "Eu pinto porque a vida dói". Talvez o "pintar", trabalhar com arte, seja uma forma de descansar dos embates do dia a dia. Há uma música sertaneja que diz algo mais ou menos nesse sentido: "tá nervoso, vá pescar!". Não gosto de pescar, então adapto a letra em função de minhas preferências: "tá estressada, vá pintar!".

Faça algo de que gosta muito e sua vida ganhará um novo sentido!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Parceria Condor - gerando alegrias

Brindes da Condor para os parceiros

Foi com grande alegria que recebi ontem um kit oferecido pela Condor Pincéis que contém: 12 pincéis artísticos, um porta pincéis e um avental de brim vermelho.

Agora que já tenho pincéis de qualidade, só me resta pintar, pintar, pintar, pintar... E ser mais feliz ainda.
Valeu, equipe Condor!